Valério Otaviano Rodrigues Vieira (Angra dos Reis RJ 1862 - São Paulo SP 1941).
Fotógrafo, músico. Em 1875, mudou-se para o Rio de Janeiro, e freqüentou a Academia
Imperial de Belas Artes. Na década de 1880, iniciou a carreira de
fotógrafo itinerante em cidades do Vale do Paraíba e Minas Gerais. Por volta de 1894,
mudou-se para São Paulo, e se associou ao estúdio Valério & Aguiar. Em 1899, abriu a
Photographia Valério, que, além de retratos convencionais, oferecia imagens coloridas com
aquarela e pastel, ou ampliadas em materiais como espelho, porcelana e marfim. Foi pioneiro
no uso de fontes artificiais de iluminação, Vieira destacou-se, pela produção de
fotomontagens e de vistas panorâmicas da capital paulista. Com o auto-retrato Os Trinta
Valérios, sua obra mais conhecida, obteve medalha de prata na St. Louis Purchase
Exposition, nos Estados Unidos, em 1904. No ano seguinte, promoveu uma exposição
individual no Salão Progredior, em São Paulo, e realizou uma vista de 11 metros de
comprimento a partir da torre da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, o ponto mais alto da
cidade na época. O painel foi premiado na Exposição Nacional do Rio de Janeiro, em 1908.
Entre 1919 e 1922, como parte das comemorações do centenário da independência do
Brasil, fez uma nova versão dessa mesma paisagem, com 14 metros de largura. Atualmente,
o trabalho integra o acervo do Museu da Imagem e do Som de São Paulo - MIS/SP. Além de
fotógrafo, Vieira é compositor e tocador de polcas.
Em São Paulo, embora outros fotógrafos tenham trabalhado com colagens fotográficas entre
o fim do século XIX e o início do seguinte, Valério Vieira é considerado o primeiro a
utilizar fotomontagens com regularidade. Além de aplicar a técnica na confecção de cartões
de boas festas, produz os chamados retratos bouquet: fotos mostrando a mesma pessoa em
sete poses diferentes, com roupas diversas.
O auto-retrato Os Trinta Valérios, 1902, é considerado um marco na história da fotografia
no Brasil. A imagem mostra um sarau em que os músicos, a platéia, o garçom, os quadros
na parede e o busto sobre um móvel têm o rosto do artista. Inicialmente, a obra é intitulada
como Valério Fregoli, possivelmente uma referência ao ator italiano Leopoldo Fregoli
(1867 - 1936), conhecido por representar diferentes papéis numa mesma encenação. É
justamente isso que Vieira faz nessa fotomontagem de caráter teatral e humorístico. A
composição pode ser lida como um conjunto de pequenas cenas reunidas num ambiente
festivo. As expressões indicam que há algo de estranho acontecendo: a platéia parece
dispersa (os rostos estão voltados para diferentes direções), um músico põe a mão na cabeça
e alguns ouvintes parecem espantados.
A vista, realizada por volta de 1920 sob encomenda da prefeitura de São Paulo para integrar
as festividades do centenário da independência do Brasil, é impressa em tela e recebe
camadas de tinta a óleo, o que descaracteriza suas qualidades fotográficas. Segundo
documentos da época, além de realçar detalhes e corrigir defeitos da ampliação, a pintura
tem também a função de conservar a imagem.
Nascimento/Morte
1862 - Angra dos Reis RJ - 16 novembro
1941 - São Paulo SP - 26 julho
Formação
s.d. - Rio de Janeiro RJ - Estuda na Academia Imperial de Belas Artes
Cronologia
Fotógrafo, músico
ca.1880 - Vale do Paraíba SP e Ouro Preto MG - Início da carreira de fotógrafo
1892/1920 - São Paulo SP - Abre estúdio fotográfico, dedicando-se basicamente ao retrato.
Defensor da imigração italiana
1896 - São Paulo SP - Associa-se a um fotógrafo de nome Aguiar e monta um estúdio
1898 - São Paulo SP - Torna-se um dos precursores do uso da iluminação artificial para
fotografia ao empregar a iluminação a gás, fornecida pelos bicos Auer para suas tomadas em
estúdio
1900 - São Paulo SP - Rompe a sociedade com Aguiar, passando a denominar seu
estabelecimento de Photographia Valério
1902 - São Paulo SP - Realiza a fotomontagem Os 30 Valérios, firmando-se como o maior
especialista do gênero na fase áurea da fotografia brasileira, onde todos os personagens,
inclusive o busto e os retratos, retratam o próprio fotógrafo
1904 - Louisiana (Estados Unidos) - Expõe a fotomontagem Os 30 Valérios, na Louisiana
Purchase Exposition
1905 - São Paulo SP - Dedica-se à realização de panoramas da cidade de São Paulo,
tornando-se nos anos seguintes o melhor especialista do gênero no país
1919/1922 - São Paulo SP - Realiza um impressionante Panorama da cidade de São Paulo,
medindo 1,60 x 14,20m, em fotografia policromada a óleo colada sobre tela. Trabalho
encomendado pela Prefeitura da Cidade de São Paulo para as comemorações do Centenário
da Independência, é apresentado num pavilhão especial na Exposição do Centenário da
Independência, realizada na cidade do Rio de Janeiro, em 1922
da Coleção Francisco Rodrigues, 1840-1920. Apresentação Evandro
Exposições Coletivas
1904 - Louisiana (Estados Unidos) - The Louisiana Purchase Exposition - medalha de prata
1908 - Rio de Janeiro RJ - Exposição Nacional - grande prêmio
Exposições Póstumas
1975 - São Paulo SP - Memória Paulistana, no MIS/SP
1994 - São Paulo SP - A Fotografia Contaminada, no CCSP
1996 - São Paulo SP - Exposição Panorama de Valério Vieira Anos 20, no MIS/SP
1999 - São Paulo SP - Valério Vieira, no MIS
1999 - São Paulo SP - Minas : Minas, no MIS
2000 - Valência (Espanha) - De la Antropofagia a Brasilía: Brasil 1920-1950, no IVAM.
Centre Julio Gonzáles
2002 - São Paulo SP - Da Antropofagia a Brasília: Brasil 1920-1950, no MAB-Faap
2004 - São Paulo SP - Panoramas SP, no MIS/SP
Fonte.
Os 30 Valérios